O Jubileu do Divino se traduz em uma das festividades religiosas mais tradicionais de São João del-Rei. As comemorações já eram realizadas desde o século 18, e por uma proibição ficou suspensa ao longo de 74 anos, foi resgatada no ano de 1998, por um grupo de interessados tendo a frente o então pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Pe. José Raimundo da Costa, hoje, o presidente de honra do Jubileu.
A festa realizada anualmente no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos celebra o Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que representa a luz do mundo. Segundo a Bíblia Sagrada, o Espírito Santo é o sopro da vida. O dia maior das festividades acontece no próximo domingo, dia de Pentecostes, comemorado 50 dias após a Páscoa, a data recorda a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus.
O Jubileu do Divino traz a tona não só a fé e a religiosidade de um povo, mas também a tradição e a riqueza cultural.
Texto: Letícia DuarteA festa realizada anualmente no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos celebra o Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que representa a luz do mundo. Segundo a Bíblia Sagrada, o Espírito Santo é o sopro da vida. O dia maior das festividades acontece no próximo domingo, dia de Pentecostes, comemorado 50 dias após a Páscoa, a data recorda a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus.
O Jubileu do Divino traz a tona não só a fé e a religiosidade de um povo, mas também a tradição e a riqueza cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário