segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa de Pentecostes atrai milhares de fiéis ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos








Fé, tradição e cultura  marcaram as Festividades do Jubileu do Divino , que teve seu encerramento no último dia 12, dia de Pentecostes, na Paróquia / Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
A solenidade contou com a participação de grupos de congados e folias de São João del-Rei e Região, além dos paroquianos, visitantes e romeiros.
No sábado dia 11, ás 17 horas, aconteceu a Procissão do Imperador Perpétuo Santo Antônio de Pádua , que saiu da Igreja Matriz de São Francisco de Assis rumo ao Santuário de Matosinhos. Santo Antônio foi eleito pelos comerciantes da cidade como o Imperador Perpétuo da festa , ou seja, aquele que não perde seu posto com a chegada da nova festa de Pentecostes do ano seguinte.
Na chegada, as folias prestaram suas homenagens ao Divino, e em seguida, aconteceu a Santa Missa,  e o encerramento da novena solene.
Ao final das celebrações litúrgicas, aconteceram apresentações de folias no adro do Santuário.
O Dia Maior do Jubileu ( dia 12 ) teve início com alvorada festiva e repique de sinos. A primeira Missa do dia, ás 07 horas, foi celebrada pelo Padre Rondineli Cristino, Vigário do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Após a Santa Missa, os  grupos de congados foram recebidos com festa no Santuário, cada um trazendo o estandarte de seu santo devocional, em seguida, houve levantamento dos mastros.
Ás 09:30 h , Pe. Rondineli,  presidiu a Missa especial para as crianças na Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, após a celebração, fiéis e moradores do bairro fizeram suas homenagens a Santíssima Maria, Mãe do Rosário, também homenageada nas festividades do Divino.
Durante toda manhã ouve apresentações de pastorinhas, folias, e outras atrações culturais.
O cortejo imperial, teve início ás 14 horas, saindo da Igreja de Santa Teresinha, rumo ao Santuário de Matosinhos, levando a imagem de Nossa Senhora do Rosário que no trajeto recebeu homenagens entre flores e músicas, e escoltando o imperador eleito em 2010 e o novo imperador para a missa solene. Na chegada , os congadeiros prestaram suas homenagens ao Divino, Santo Antônio e Nossa Senhora da Lapa no interior do Santuário.
A Missa Solene ás 16 horas, foi celebrada pelo nosso Bispo Diocesano Dom Frei Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelo Pe. José Bittar, Párco e Reitor do Santuário, Pe. Rondineli Cristino.
Ao final da Missa,a conteceu a coroação do novo imperador do Divino.
A Solene Procissão Luminosa do Divino Espírito Santo deixou o Santuário ás 18 horas, percorrendo as principais ruas do bairro, levando também as imagens de Nossa Senhora da Lapa e Santo Antônio.
Na chegada, foi dada a Bênção Solene do Santíssimo Sacramento de um modo bem popular, com a participação dos grupos de congados, que em seguida, fizeram a descida dos mastros e a despedida.
Este ano o jubileu teve o tema: A Palavra de Deus e o Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário