segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Diocese promove encontro de missionários


 No dia 26 de fevereiro aconteceu em São João del-Rei, no Salão Irmão Sol da paróquia de São Francisco de Assis, mais um encontro de capacitação de missionários. Participaram representantes de cada paróquia da diocese integrantes do projeto missão diocesana. O tema trouxe como tema a bíblia, a palavra de Deus, sua história e lectio divina.
Padre José Bittar, abriu o encontro com as orações iniciais, em seguida, foi lida a parábola do semeador. O bispo diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart comparou todo ser humano  à sementes e semeadores: “Deus nos semeia para darmos bons frutos. E como missionários semeamos a palavra de Deus em toda a nossa diocese.”
”Nada adianta sabermos a palavra de Deus se não soubermos aplica-la em nossa vida”, acrescentou padre Bittar.
          O encontro que teve início as 8:30h , foi dividido em duas partes. Na primeira, padre Dirceu de Oliveira Medeiros fez uma introdução sobre a bíblia. Falou do canôn da bíblia (os livros canônicos – os 73), dos livros históricos, proféticos e sapienciais. “Os livros históricos, nos leva ao passado, os livros proféticos  ao presente, e os sapienciais ao futuro.” Ele destacou também a leitura hermenêutica (texto, contexto e pretexto), a criação da bíblia e toda a sua história. “A palavra de Deus, não caiu do céu, ela foi feita por homens em épocas diferentes, línguas diferentes, gêneros diferentes, mas, mesmo com todas essas diferenças, ela sempre está atual.” Disse o padre.
           Na segunda parte, padre José Nacif, falou sobre a lectio divina. Ressaltou a diferença entre religiosidade e espiritualidade. “A melhor religião é aquela que te aproxima mais de Deus”. Padre Nacif mostrou passo a passo da leitura orante da bíblia, falou que, sem o silêncio e tempo, você não consegue praticar a lectio divina (leitura divina). “Primeiro você deve ler varias vezes, meditar a leitura, fazer uma oração com suas palavras, em seguida contemplar, tirar uma mensagem para a sua vida” concluiu. Às 17 horas, foi encerrado o encontro.


  Próxi

Nenhum comentário:

Postar um comentário