sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Artigo: Seminário


Seminário São Tiago – Juiz de Fora

Segundo o Papa Bento XVI “o seminário é uma comunidade que caminha para o serviço sacerdotal. (...) uma pessoa não se torna sacerdote, sozinha. É necessária a ‘comunidade dos discípulos’, o conjunto daqueles que querem servir a Igreja de todos” (Carta aos seminaristas). Neste sentido, no dia 31 de janeiro iniciaram-se as atividades do Seminário São Tiago em Juiz de Fora. Na ocasião os seminaristas foram acolhidos pelo padre reitor durante um almoço e à tarde realizou-se uma reunião da comunidade seguida de organização do seminário.
A Santa Missa de abertura das atividades do seminário ocorreu às 19h30min na Igreja de São Geraldo. Em sua homilia, por ocasião da memória de Dom Bosco, Padre Antônio Carlos ressaltou a figura de tal santo e os exemplos que este oferece aos cristãos. Disse também sobre a importância de uma formação séria e de uma busca constante pelo bom andamento da vida em comunidade.
Como já é sabido o seminário São Tiago em Juiz de Fora tem como reitor o Padre Antônio Carlos Trindade da Silva. Neste ano a comunidade vocacional é composta por oito membros. O Diácono Admilson Heitor de Paiva (4º ano de Teologia), os seminaristas Javé Domingos da Silva, Victor Bertulino da Silva, Vinícius Idefonso Campos (2º ano de Teologia), Adriano Tércio Melo de Oliveira, Éder Júnior Torquetti (1º ano de Teologia), Elissandro José Campos de Carvalho, Jonathas Andrade de Campos (Curso de Filosofia). Cada um contribuindo para o crescimento da comunidade, pois como lembra o Papa “o seminário é o período em que aprendeis um com o outro e um do outro. Na convivência, por vezes talvez difícil, deveis aprender a generosidade e a tolerância não só suportando-vos mutuamente, mas também enriquecendo-vos um ao outro, de modo que cada um possa contribuir com os seus dotes peculiares para o conjunto, enquanto todos servem a mesma Igreja, o mesmo Senhor” (Papa Bento XVI – Carta aos seminaristas).
Em clima de muita disposição buscamos colocar em prática as orientações dos bispos da América Latina e do Caribe, procurando transformar o nosso seminário em um verdadeiro “lugar de formação integral: humano, espiritual, intelectual e pastoral, centrado em Jesus Cristo Bom Pastor” (Documento de Aparecida 319).
Contamos com as orações e contribuições de todos para que o Senhor da messe envie novos operário para a messe. Isso porque faz-se necessário na Igreja “sacerdotes e consagrados que nunca percam a consciência de serem discípulos em comunhão” (Documento de Aparecida 324).

Seminarista Vinícius I. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário