domingo, 27 de maio de 2012

Jubileu do Divino termina com grande participação popular.

Milhares de Fiéis e Romeiros visitaram o Santuário no domindo, dia 27, Domingo de Pentecostes,  dia em que terminou o Jubileu do Divino.
  
     Pentecostes é a festa da vinda do Espírito Santo. Depois da ascenção, o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo para que os discípulos tenham a força espiritual para o cumprimento da missão.
     Na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a Festa do Divino, é realizada deste o longíncuo ano de 1774, que, depois de 75 anos interrompida, foi resgatada, nos seus aspectos religiosos, culturais e folclóricos  por um grupo de paroquianos, que se reuniram a primeira vez em 28 de fevereiro no ano de 1998, criando assim a Comissão do Divino.
     Neste ano de 2012, as Festividades completam uma década e meia de atividades interruptas, e neste ano, as celebrações tiveram como tema : Igreja, Casa de Acolhida e Crescimento na Fé.
     As solenidades  contaram com a participação de grupos de congados e folias de São João del-Rei e Região, além dos paroquianos, visitantes e romeiros..

Celebrações do Dia Maior.

      O Dia Maior do Jubileu ( dia 27 ) teve início com alvorada festiva e repique de sinos. A primeira Missa do dia, à s 07 horas, foi celebrada pelo Pe. Admilson Heitor Paiva, Vigário do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
      Em sua homilia, Pe. Admilson destacou o dom mais importante que Deus no deu, a vida“ Deus nos chama através de nossa vida, a primeira vocação, o primeiro dom, o Dom da Vida, devemos amar a nossa vida e defender a vida do nosso irmão, dar a nossa vida em favor do próximo, como Cristo assim fez no alto da cruz “ e ainda destacou; “ não podemos desprezar nossos dons que Deus nos deu, mesmo que a cruz seja pesada, pois Deus nos chama, como chamou a todos os seus discípulos, cada um recebe o seu dom que deve ser colocado à serviço do outro “ .
        Após a Santa Missa, os grupos de congados foram recebidos com festa no Santuário, cada um trazendo o estandarte de seu santo devocional, em seguida, houve levantamento dos mastros.
        Às 09:30 h , Pe. Admilson ,  presidiu também a missa especial para as crianças na Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, após a celebração, fiéis e moradores do bairro fizeram suas homenagens a Santíssima Maria, Mãe do Rosário, também homenageada nas festividades do Divino.
        Durante toda manhã aconteceu apresentações de pastorinhas, folias, e outras atrações culturais.

Programação se estendeu durante todo o dia.

        O cortejo imperial, teve início à s 14 horas, saindo da Igreja de Santa Teresinha, rumo ao Santuário de Matosinhos, levando a imagem de Nossa Senhora do Rosário que no trajeto recebeu homenagens entre flores e músicas, e escoltando o imperador eleito em 2011 e o novo imperador para a missa solene. Na chegada , os congadeiros prestaram suas homenagens ao Divino, Santo Antônio e Nossa Senhora da Lapa no interior do Santuário.
        A Missa Solene à s 16 horas, foi celebrada pelo nosso Bispo Diocesano Dom Frei Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelo  Pe. Admilson Paiva. A celebração contou ainda com a participação do Rvmº Pe. Pedro Teixeira, Diácono Noel e do seminarista Vinícius Campos.
        Estiveram presentes também a Irmandade do Santíssimo Sacramento , Ministros Extraordinários da Comunhão, Coroinhas, Leitores, além da Comissão do Divino, responsável pela organização da Festa, e também os  imperadores eleitos desde 1998.
         Nesta celebração, a locução foi feita pelo professor Abgar Campos Tirado, ele que é professor no Conservatório de Música Pe. José Maria Xavier e também locutor sacro.
        Ao final da Missa, aconteceu a coroação do novo imperador do Divino, Sr. Ivan Campos do Nascimento.

Solene Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento.











         A Solene Procissão Luminosa do Divino Espírito Santo deixou o Santuário à s 18 horas , percorrendo as principais ruas do bairro, levando também as imagens de Nossa Senhora da Lapa e Santo Antônio.
         Na chegada, após a queima de fogos, foi dada a Bênção Solene do Santíssimo Sacramento de um modo bem popular, com a participação dos grupos de congados, que em seguida, fizeram a descida dos mastros e a despedida.
 
Fotos e Texto: Éder Campos ( SBJM )
mais fotos em: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003818483553&sk=photos

Nenhum comentário:

Postar um comentário