Com muita alegria, entusiasmo e dinamismo vamos celebrar mais um Jubileu do Divino Espírito Santo no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em São João Del Rei. Este é o décimo quinto ano desta grandiosa festa que foi resgatada por uma comissão formada pelos devotos do Divino para celebrar Pentecostes.
Ao falar em Pentecostes, estamos nos referindo à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo (Atos 2, 1-13) que aconteceu justamente 50 dias após a ressurreição de Jesus. A partir de Pentecostes, os apóstolos cheios do Espírito de Deus viram-se fortalecidos para anunciar a boa nova. Com certeza, a comissão do Divino, ungida pelo Espírito Santo, consegue realizar aqui em Matosinhos esta manifestação religiosa, folclórica e com muito fervor em honra ao Divino Espírito Santo. Graças aos dons Divinos cada um é capaz de cumprir sua missão e colaborar para o bom êxito das festividades. São dons do Divino Espírito Santo: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Para quem participa diretamente das reuniões em preparação para o Jubileu, fica evidente a presença do Espírito Santo em nosso meio através destes dons. São pessoas simples, de diversos bairros, diferentes graus de formação, mas que sem dúvida vêm animados pelo desejo de comunicar a boa nova de Cristo através desta festividade. Principalmente no dia maior do Jubileu, a Paróquia/Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos vive intensamente a presença do Divino Espírito Santo entre os grupos de congados e devotos em geral. São romeiros, congadeiros, folieiros de diversas localidades que chegam ao Santuário para prestar culto ao Divino e celebrar a palavra de Deus através da Santa Eucaristia.
O Documento de Aparecida refere-se ao Espírito Santo da seguinte maneira: “O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros “tenham vida n’Ele”. (DA) Através destas palavras devemos perceber como é importante a presença do Espírito Santo em nossa vida. Além dos seus dons que nos são oferecidos gratuitamente, Ele é o elo intrínseco entre as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Durante a novena em honra ao Divino Espírito Santo, mais propriamente no dia 20 de maio juntamente com a solenidade da ascensão do Senhor, a igreja estará celebrando o 46º. dia mundial das comunicações sociais. Para esta data, o Papa Bento XVI divulgou sua mensagem abordando o seguinte tema: “Silêncio e palavra: caminho de evangelização”. O Santo Padre revela em seu texto que silêncio e palavra são: “dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.”
Dentre as várias formas de comunicação existente, não há como deixar de fazer referência especial a atitude de silenciar em alguns momentos para que a mensagem do interlocutor possa chegar e ser bem entendida por quem se põe a escutar. Bento XVI comenta ainda que o silêncio pode nos proporcionar a aproximação com Deus, visto que “Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora” (Homilia durante a Concelebração Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de Outubro de 2006). Os católicos em geral e principalmente os agentes de comunicação são convidados, através desta mensagem do Santo Padre, a refletirem sobre a necessidade de promover a evangelização nos diversos meios existentes tendo como caminho ideal a integração entre silêncio e palavra.
Durante as reuniões da comissão para a realização deste Jubileu que vem acontecendo a 15 anos em nossa paróquia o silêncio e a palavra norteiam as decisões e com as bênçãos do Divino Espírito Santo mais uma vez muitos fiéis serão evangelizados ao participarem da novena e da festa de Pentecostes na Paróquia/Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
* Marcelo José de Carvalho –membro da comissão do Divino, vice-coordenador da Pastoral da Comunicação Social da Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos (SJDR-MG). Também é pós-graduado em Filosofia Contemporânea-Ética pela UFSJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário