segunda-feira, 30 de abril de 2012

Demonstrações de fé marcam Dia Maior da Festa do Bom Pastor.

   Procissão, banda de música, cânticos, orações, casas enfeitadas, pinturas de rua, apresentação teatral e Santa Missa. Diversas foram as maneiras encontradas pelos moradores da Comunidade Bom Pastor para homenagear o padroeiro no seu Dia Maior. Durante o encerramento das festividades no início da noite desse domingo, 29, cerca de 200 fiéis, entre crianças, jovens, adultos e idosos reuniram-se no alto do Cruzeiro Luminoso, situado na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
   Após três dias de oração no interior do salão da comunidade, os devotos do Cristo Bom Pastor saíram em procissão por algumas ruas do bairro. No trajeto animado pelo pároco local, padre José Bittar, e também pela Banda Sinfônica do Santuário, várias homenagens foram feitas ao Bom Pastor. Enquanto alguns moradores acendiam velas e expunham as imagens de santos nas janelas de suas casas, outros atiravam pétalas de rosas e mostravam balões nas cores azul e branca, marcas do padroeiro.
   O pároco e reitor do Santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos, padre José Bittar, ressaltou o significado da festa e também o empenho da comunidade na realização da mesma.   
   Logo após a procissão e já no início da noite, houve Santa Missa campal no Cruzeiro Luminoso. Para ilustrar o evangelho do dia, crianças do catecismo da comunidade encenaram a missão do Cristo Bom Pastor. A coordenadora de catequese na comunidade, Andréa Batista, destacou a importância da participação das crianças nesta celebração. Para ela, homenagear o Cristo Bom Pastor, junto com seus catequisandos, é sempre uma grande alegria.
   Em sua homilia, padre José Bittar reforçou  que a missão do pastoreio deve fazer parte da vida de todo cristão. No dia em que a Igreja Católica em todo o mundo se uniu para rezar pelas vocações, padre Bittar solicitou orações por todos que já passaram ou estão estudando no Seminário Diocesano São Tiago, fundado há exatos 50 anos. Com alegria e orgulho, o reitor do Santuário de Matosinhos revelou que fez parte da primeira turma do seminário.
   Ao final da celebração eucarística, o novo coordenador da Comunidade Bom Pastor, José Márcio Santos, fez os agradecimentos pela colaboração de todos na realização da festa. Ao testemunhar sobre como aceitou a coordenação nos primeiros meses de 2011, José Márcio se emocionou ao contar o seu SIM a esta nova missão.
  Leilão de alimentos, movimento de barraquinha com caldos e canjica e show com banda ao vivo encerraram a Festa do Bom Pastor 2012.





Colaboração: ( Fotos e Texto ) Alisson Reis ( Pascom SBJM )

Nenhum comentário:

Postar um comentário