Igreja de São Gonçalo Garcia
Paróquia de São Francisco de Assis
Diocese de São João del-Rei / MG
Paróquia de São Francisco de Assis
Diocese de São João del-Rei / MG
São Gonçalo Garcia nasceu na Índia, de pai português e mãe hindu. É o primeiro santo canonizado da Índia. É patrono da Diocese de Bombay. Com 16 anos chegou ao Japão e trabalhou durante 8 anos como catequista com os padres jesuítas. Tendo ido a Manila, entrou na Ordem Franciscana, como irmão franciscano, em 1587. Porque conhecia muito bem o japonês, acompanhou o Frei Pedro Batista em sua embaixada ao Japão em 1593, com a Companhia de Jesus, defendendo e praticando o Cristianismo. Falava tão bem a língua que até parecia japonês. Com isso atraía muito os cristãos. Trabalhou na construção da Igreja, da casa paroquial e dos hospitais. Venerava tantos os pobres e leprosos que chegava a lavar-lhes pessoalmente os pés. Na época, porém, uma questão política iria mudar o rumo dos acontecimentos. O império nipônico indispôs-se com a Companhia de Jesus e uma perseguição foi iniciada. No dia 9 de dezembro de 1596, seis franciscanos foram presos e, em seguida, outros vinte cristãos. O grupo, conquistou, porém, a admiração do povo, que testemunhou a coragem de seus integrantes. Preso em Kyoto, Gonçalo Garcia sofreu muito durante a caminhada até Nagasaki, aonde chegou com os pés tão chagados que quase não podia andar. Ainda por cima sofria de asma. Chegando à colina em Nagasaki no dia 5 de fevereiro de 1597, perguntou qual era a sua cruz, de joelhos a beijou e disse com humildade: 'Senhor, fiz tudo o que podia ter feito. Receba Vossa Majestade a minha vida; se tivesse mais vidas as oferecia a Vós”. Já na cruz, rezou o Pai-Nosso e Ave-Maria. Seu corpo permaneceu inteiro na cruz por 40 dias, o que era motivo de admiração para os que iam visitar os corpos dos mártires. Com 40 anos de idade, conquistou a palma do martírio.
Programação:
De 27 de Janeiro a 04 de Fevereiro
19h00 Missa e Orações da Novena
Dia 05 de Fevereiro - Domingo
Dia Consagrado a São Gonçalo Garcia
09h30 Missa Solene e Eleição da Nova Mesa Admisnitrativa
18h30 Missa Festiva, Procissão com a imagem de São Gonçalo Garcia, na chegada, Te Deun e Bênção do Ss. Sacramento.
Conforme o estatuto da Venerável Confraria de São Gonçalo Garcia, a mesma tem o direito de celebrar a Festa de seu Padroeiro, ou em seu mês oficial, que é fevereiro, sendo o dia maior, a 05 de fevereiro, sendo precedido de Solene Novenário, ou para não coincidir com o carnaval, pode também ser celebrada no primeiro domingo de julho, sendo também precedida de Solene Novenário.
Conforme decisão da atual Mesa Administrativa, a Festa do Glorioso Patriarca São Gonçalo Garcia, será em Fevereiro de 2012, com o dia maior da Festa, no dia do martírio dos heróis da fé, em Nagasaki (Japão), a 05 de fevereiro. Esse dia será precedido de Solene Novenario, e no dia maior, dia 05 de fevereiro, Missa Solene Cantada, Procissão e Te Deum Laudamus

Nenhum comentário:
Postar um comentário