sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Crianças e Adolescentes recebem a 1ª Comunhão na Paróquia de Matosinhos




    A Primeira comunhão é uma celebração, cerimônia religiosa de algumas denominações cristãs, nomeadamente da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os cristãos participantes recebem pela primeira vez o "Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão (hóstia) e vinho". Esta celebração também se chama de "Primeira Eucaristia" visto que os participantes recebem pela primeira vez o sacramento da Eucaristia . O ato de receber a primeira comunhão, requer o conhecimento de alguns princípios e conhecimentos fundamentais da igreja, daí a necessidade do catecismo. Para se realizar este rito religioso é necessário também que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que, o já catequizado, peque gravemente, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.
  Na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, aproximadamente 250 crianças e adolescentes receberam a primeira comunhão na manhã dos dias 04 e 08 de dezembro, nas celebrações da Santa Missa presididas pelo Pároco e Reitor do Santuário, Padre José Bittar e concelebradas pelo vigário do Santuário, Pe Rondineli Cristino. O trabalho da catequese no Santuário, desenvolvido ao longo do ano, apresenta as crianças as partes litúrgicas da igreja. Mas não se restringe somente a igreja, durante o período  são realizados passeios com as crianças, interação com os pais, alcançando em totalidade, o que é pedido em matéria de primeira comunhão.
   Também no dia 08 de dezembro, a igreja comemorou Maria Santíssima, com o título de Nossa Senhora da Conceição.
   A festa que celebrada a Concepção de Maria foi definida como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em 08 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "Cheia de Graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho, daí o dogma “Imaculada”.

Fotos: Kate Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário