sábado, 10 de setembro de 2011

5º dia do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos















    No dia 09, foi celebrado o 5º dia do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com o sub-tema: “ O Sacramento da Eucaristia “ A missa das 15h foi presidida pelo Rvmº Pe. Odair José de Carvalho, que é Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Lavras.
    Pe. Odair demonstrou mais uma vez, uma enorme gratidão em participar do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos,pois , recém ordenado, a Paróquia do Senhor Bom Jesus, foi a primeira que ele exerceu o seu ministério sacerdotal.
    A Sagrada Eucaristia foi o tema refletido por Pe. Odair na celebração. Segundo ele “ Eucaristia e Palavra caminham juntas, a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini do Papa Bento XVI quer expressar a nós a sintonia perfeita entre a Palavra de Deus e a Eucaristia “, ele ainda lembrou o grande discurso que Cristo fez sobre a Eucaristia na Sinagoga em Carfanaum; “ O discurso sobre o Pão da Vida evoca o dom de Deus que Moisés obteve para o seu povo com o Maná no deserto. A Palavra de Deus que faz viver e levar a plenitude a todos nós “.
    Após a missa das 3 da tarde, uma procissão interna com o Santíssimo Sacramento foi realizada no Santuário, em seguida, diversos padres de nossa diocese administraram o Sacramento da Unção dos Enfermos. “ O Sacramento da Unção dos enfermos é a graça de Deus sendo sentida na vida daquele que está enfermo, marcado pelo sofrimento, e mesmo preparando a pessoa para a última viagem ,que é a viagem para o céu. Neste Sacramento Jesus continua, como narrado no Evangelho , junto aos enfermos, trazendo a cura “ nos explicou Pe. Geraldo Magela, Pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
    A missa das 19h, foi presidida pelo Reitor do Seminário Diocesano de Teologia de Juiz de Fora, Pe. Antônio Carlos da Trindade. Nesta celebração também estiveram presentes os Seminaristas do Seminário de Teologia, Seminarista Vinícius, Diácono Ademir Noel.
    Pe. Antônio Carlos destacou a preocupação de nós Cristãos com a Missão e a Palavra de Deus. “ Essa Palavra que está presente em nossa vida , em cada sacramento, em cada celebração, e nós muitas vezes esquecemos,  nem sempre damos a devida importância. Ela é a primeira parte da missa, o momento de escutarmos o que Deus quer de nós “.
    Ele ainda ressaltou a importância de fazer da Palavra de Deus o nosso alimento; “ A Palavra de Deus é o nosso primeiro alimento, primeiramente alimentamos da Palavra de Deus, assim nós vemos a grande importância de fazermos desta palavra o nosso alimento também, ela não pode passar por nós e não deixar nenhum sinal em nossa vida, ela sempre diz algo a nós “ afirmou.
    Ao término da missa, Pe. Geraldo Magela conduziu a novena solene e encerrou as celebrações com a Bênção do Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário