terça-feira, 16 de agosto de 2011

Solenidade do Trãnsito e Assunção de Nossa Senhora é celebrado com grande manifestação de fé e piedade, em São João del-Rei.

" ... e não conhecendo a corrupção do pecado, Maria foi elevada ao céu em corpo e alma " ... Dogma proclamado pelo Saudoso Papa  Pio XII em 01 de novembro de 1950. Inspirado neste verdadeiro fato ,que a Venerável Confraria de Nossa Senhora do Pilar, desde 1735, celebra o Trãnsito e a Assunção de Nossa Senhora em São João del-Rei.
   O último fim de semana, foi marcado por missas, procissões , matinas, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, para comemorar a Solenidade da Glória de Maria Santíssima.










   Na noite do sábado, dia 13, ja se podia ouvir o toque de sino " Senhora é Morta " , característico desta festa, na qual, ao final da novena, durante o canto " orverture " , os fiés presentes no interior da matriz do Pilar, puderam contemplar, no altar mor, a cena que representava a " dormição " de Maria Santíssima. No alto, a Santíssima Trindade, tendo aos pés, o corpo da Mãe do Salvador, que ali, também era venerada por São João Evangelista e Maria Madalena.
   Já no domingo, dia 14, aconteceu a celebração do " Trânsito de Maria Santíssima " que após horas de vigília, missa solene e procissão de Nossa Senhora da Boa Morte, foi encerrado com a tocante cerimônia do sepultamento de Nossa Senhora e as Matinas da Assunção, resgatada neste ano de 2011.
   Na Segunda, dia 15, aconteceram várias missas na catedral, destaque para a Missa Solene, presidida pelo nosso bispo diocesnao, Dom Célio de Oliveira Goulart. Ás 19 horas, a procissão de Nossa Senhora da Assunção, e Nossa Senhora da Glória sendo coroada pela Santíssima Trindade, deixou a Catedral Basílica e percorreu as principais ruas do centro histórico, demonstrando mais uma vez, a fé do povo Sanjoanense, na Santa Mãe de Deus. E por fim, na chegada da procissão, sermão e Te Deun marcaram o encerramento das festividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário