segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ministros Extraordinários da Comunhão da Paróquia de Matosinhos completam 25 anos de atuação.

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO
DA COMUNHÃO




 O Ministério foi instalado na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no ano de 1986.
  Neste ano houve uma troca do Pároco. Com a saída do Cônego Jacinto Lovato, tivemos a posse do Padre Adelmo José da Silva, que logo em seus primeiros trabalhos desenvolvidos junto à Paróquia, organizou uma espécie de “eleição”, colocou na igreja uma urna, e convocou os paroquianos para votarem, de forma que os cinco mais votados seriam os Ministros Extraordinários da Comunhão.
 Assim foi a instalação do Ministério, desta eleição, realizada em janeiro, foram Enviados como Ministros os Senhores, Domingos Sávio de Andrade, Paulo Sérgio, Alcedino Batista do Nascimento Filho (Didi), Walter e Jaci.
Já no segundo envio, a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, passou a contar com dez Ministros, sendo que os novos Ministros começavam já, sendo indicados, por outros Ministros e também por Líderes das comunidades, indicação esta que continua até nossos dias. No dia 22 de abril deste mesmo ano, foram indicados mais cinco Ministros, sendo eles: Francisco Vicente de Paula, José Pedro Garcia, Abílio Prudente de Carvalho, José Neves do Nascimento e Benedito Gabriel dos Santos.
 Quanto á quantidade de Ministros enviados a cada ano, este número varia em função da disponibilidade dos paroquianos, Sabemos que este número já chegou à casa de cinqüenta, mas, não se trata de um número fixo, podendo variar.
 Não poderíamos deixar de citar aqui, uma idéia sobre o trabalho que o Ministério desenvolve junto á Paróquia. Como curiosidade, devemos destacar que a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, hoje, sob a Coordenação Espiritual do Pároco e Reitor do Santuário, o Padre José Raimundo da Costa, é a maior Paróquia de São João Del Rei, e aqui reside quarenta e cinco por cento da população Sanjoanense.
Estamos distribuídos em dezoito Comunidades. Em todas estas comunidades, o Ministério Extraordinário da Comunhão está presente, todas as semanas, em cada comunidade, um ou mais Ministros, se reúnem juntamente com o Coordenador daquela comunidade, e demais pessoas da comunidade, para rezarem juntos o terço, e ouvirem as palavras do Santo Evangelho. Também nas comunidades, levamos a Eucaristia, àqueles que por algum motivo não podem freqüentar a Missa, nos finais de semana, todo Ministro, tem o dever de levar aos necessitados, a Palavra e o Corpo de Deus Vivo na Sagrada Eucaristia. Ainda junto às comunidades, em razão dos festejos de seus padroeiros, ou Santos de devoção, realizamos aí a Celebração da Palavra, com distribuição da Sagrada Comunhão. Em algumas comunidades, esta Celebração é mensal, e em outras ainda, esta celebração é Semanal. E, ainda nas Missas no Santuário, os Ministros teêm, a função de ajudar na distribuição da Sagrada Eucaristia.

2 comentários:

  1. Nossa,fiquei muito emocionado ao ler esse artigo pois sou neto do saudoso Jaci e conheci o também saudoso Paulo (Paulinho baterista).Eles e tantas outras pessoas que já se foram devem ser lembrados sempre.

    ResponderExcluir
  2. É thigo,o meu pai,seu avô,foi sim escolhido pelos paroquianos,e tenho certeza que ele está muito bem no plano espiritual,e foi orgulho para todos os que tiveram prazer em o conhecer.

    ResponderExcluir