sexta-feira, 22 de abril de 2011

Missa Solene da Ceia e Celebração Comunitária da Penitência marcam a Quinta Feira Santa em Matosinhos




" A Eucaristia é alimento para os fracos ", Esta foi uma das afirmações de destaque que marcaram a homilia do vigário da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, padre Rondinelli Cristino, durante a Missa Solene da Ceia do Senhor, celebrada na noite da Quinta-Feira Santa, no Santuário Diocesano em Matosinhos. Com muita fé e devoção, cerca de mil pessoas participaram da celebração que rememorou o dia em que Jesus ceia com os apóstolos, institui a eucaristia e num gesto de humildade e serviço, lava os pés de seus doze seguidores mais próximos.
 A Santa Missa, presidida pelo pároco e reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, padre José Bittar, contou ainda com a participação de três seminaristas diocesanos, autoridades civis e militares, além de grande parte dos ministros da eucaristia da paróquia. Neste ano, doze integrantes das comunidades paroquiais de Matosinhos representaram os apóstolos durante o Lava Pés. Como é o caso de Geraldo Domingos de Resende, da comunidade São Vicente de Paulo, que participou pela segunda vez. “Foi muito bom e igualmente especial para mim, ter os pés lavados novamente pelo padre, que repete o lindo gesto de humildade de nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou o paroquiano.
 Após o Lava Pés, todos os apóstolos participaram da procissão do ofertório. Na ocasião, ainda houve a entrada e apresentação oficial dos três santos óleos, consagrados na manhã da Quinta-Feira Santa, durante a Missa Solene do Crisma, na Catedral do Pilar. Ainda na noite de ontem no Santuário de Matosinhos, os fiéis puderam adorar o Santíssimo Sacramento que foi transladado para a capela, onde ficou exposto até a meia noite. O desnudamento das vestes brancas do altar e dos padres, como gesto de luto pela entrega, paixão e morte de Jesus após a santa ceia, marcou o final do primeiro dia do Tríduo Pascal em Matosinhos.

A noite da Quinta-feira Santa na Paróquia de Matosinhos não terminou com a cerimônia do Lava Pés. Às 21h, cerca de 700 jovens já lotavam a Igreja de Santa Terezinha para participarem da Celebração Comunitária da Penitência. Dispostos a se reencontrarem com Deus, através de um profundo exame de consciência e arrependimento dos pecados, a juventude presente ouviu atentamente a direção espiritual orientada pelo padre Rondinelli Cristino, vigário paroquial de Matosinhos.
Padre Rondinelli ficou satisfeito pela resposta dos jovens ao chamado da confissão, mas alertou que nem todos os pecados podem ser absorvidos numa celebração comunitária da penitência. Durante mais de uma hora, com as luzes semi-apagadas, padre Rondinelli chamou os jovens a reavaliarem seus relacionamentos com Deus, com a vida, com si próprio e com o próximo.
Ao final, após um momento de grande silêncio, o pároco da paróquia do Senhor do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, padre José Bittar, rezou junto com os jovens o Ato de Contrição, o Pai-Nosso e concedeu a absolvição dos pecados. Também aspergiu água benta nos presentes e incentivou-os a se cumprimentarem num forte abraço desejando a Paz de Cristo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário