quinta-feira, 14 de abril de 2011

5ª dor - Maria vê seu amado filho morrer crucificado entre dois ladrões

5ª Dor – Maria vê seu amado filho morrer crucificado entre dois ladrões.


“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe” (Jo 19.,5). A multidão estava zombando; os ladrões, insultando; os sacerdotes, escarnecendo; os soldados, endurecidos e indiferentes; o Salvador, sangrando e morrendo - e ali está sua mãe contemplando a horrível zombaria. Quem ficaria maravilhado se ela desmaiasse diante de uma tal visão! Quem ficaria maravilhado se ela se afastasse de um tal espetáculo! Quem ficaria maravilhado se ela fugisse de uma tal cena!

Mas não! Ali estava ela: não se encolhe, não desmaia, e nem mesmo desaba ao chão em sua dor - ela permaneceu de pé. Sua ação e atitude são singulares. Em todos os anais da história da nossa raça não há nenhum paralelo. Que coragem transcendente! Ela permaneceu junto à cruz de Jesus - que vigor maravilhoso! Ela reprimiu sua dor, e permaneceu ali quieta. Não foi a reverência pelo Senhor que a guardou de perturbá-lo em seus últimos momentos?


“Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa” Jo 19,26, 27

Na noite da última quarta feira foi meditada a 5ª dor de Maria, onde Nossa Senhora vê seu amado filho morrer crucificado entre dois ladrões. O Setenário contou com a participação da Legião de Maria, Renovação Carismática, Movimento da Mãe Rainha, Pastoral Carcerária e Comunidades: Menino Jesus de Praga e Nossa Senhora das Graças.

Durante a meditação, os movimentos realizaram uma significativa apresentação, sobre a morte de Jesus em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011. Após as orações, realizadas pelo Pe. Rondineli Cristino, Vigário do Santuário, foi encerrado o Setenário no Santuário, que teve início com a Santa Missa ás 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário