quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Diocese de São João del Rei celebra a Imaculada Conceição de Maria

Andor de Nossa Senhora da Conceição
Ontem, dia 08, foi celebrado a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria em diversas paróquias da Diocese de São João del-Rei.A festa que celebrada a Concepção de Maria foi definida como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em 08 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "Cheia de Graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho, daí o dogma “Imaculada”.
Na Paróquia da Imaculada Conceição na Colônia do Marçal, o dia foi marcado por alvorada festiva, missas e homenagens a Nossa Senhora. Na parte da tarde, uma missa solene foi presidida pelo bispo diocesano Dom Frei Célio de Oliveira Goulart. Após a missa os fies saíram em procissão pelas ruas do bairro,levando a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que, na chegada, foi recepcionada com sinos e fogos. No interior da matriz, foi realizado o Te Deun Laudamus e a Bênção do Santíssimo Sacramento.
A Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, comemorou também a Imaculada Conceição, que por feliz coincidência, é a patrona da Ordem Terceira. As celebrações tiveram início com alvorada festiva, e as 09h15, aconteceu a celebração da Missa Solene no interior do templo de São Francisco de Assis. A noite, após a missa das 18 horas,a procissão da Imaculada percorreu as principais ruas do centro histórico de São João del-Rei, e na chegada, queima de fogos e sinos saudaram a imagem de Nossa Senhora.
Já em Prados, a Festa da Padroeira, foi celebrada com missa campal no adro da matriz, com a participação de padres da diocese, em seguida, as ruas da cidade ganharam os passos dos fiéis e visitantes, que saíram em procissão levando a imagem de Nossa senhora da Conceição. Na chegada, o Te Deun Laudamus e a bênção do Santíssimo Sacramento encerraram as comemorações.

Altar enfeitado para o dia maior das Festividades

Durante todo o dia, a imagem esteve em veneração dos fiéis

altar do templo de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis

Imaculada Conceição, Patrona da Ordem de São Francisco de Assis

Saída da procissão de Nossa Senhora da Conceição

Missa campal em Prados

Andor de Nossa Senhora em Prados

andor enfeitado para a procissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário