Além de conferir nesta matéria especial a Missa Encerramento do 14º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), em Aparecida (SP), você também vai acompanhar a opinião e avaliação de alguns sacerdotes do Brasil a respeito do encontro. Os depoimentos foram coletados pelo assessor de comunicação da Diocese de São João del-Rei, padre Rondineli Cristino, que esteve no encontro representando a diocese juntamente com padre Odair (Lavras). O 14º ENP aconteceu de 1º a 7 de fevereiro.
Missa de Encerramento
A nova presidência da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) tomou posse durante Celebração de conclusão das atividades do 14º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), nesta terça-feira (7).
Durante o ENP, foi eleito para a presidência o padre Anselmo Matias Limberger, da Diocese de Santo Amaro (SP), para ocupar a vaga de vice-presidente o padre Orcalino Lopes da Silva do regional Centro-Oeste e para a secretaria foi eleito padre Nilton Reami, do regional Sul 2.
No início da celebração no Santuário Nacional, o Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno fez uma saudação aos presbíteros.
“Quero saudá-los pela realização deste 14º Encontro Nacional de Presbíteros no Santuário e destacar a importância de acolhê-los aqui na Arquidiocese de Aparecida”, afirmou Dom Damasceno.
A Santa Missa foi presidida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Splenger. Em sua homilia, Dom Jaime ressaltou que ser presbítero é querer de todo coração cultivar os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. “Jesus Cristo fez as vontades do Pai e os evangelhos estão sempre nos recordando a vontade de Deus para nós”, afirmou.
Dom Jaime afirmou que os padres de todo Brasil se reuniram na Casa da Mãe Aparecida para rezar, estudar e refletir. “Precisamos responder às mudanças de época com a missionariedade de Cristo e levar aos nossos irmãos o que aqui discutimos e refletimos”, acrescentou.
Ao final da celebração, o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli também saudou os presbíteros e falou sobre a realização do 14º Encontro no Santuário. “A presença dos presbíteros é muito importante para o Santuário Nacional. Aqui, colocamos nesses dias de encontro, toda a nossa infraestrutura para melhor acolhê-los. Que possam voltar para as suas comunidades certos do seu papel na evangelização”, destacou o reitor.
*Colaboração: a12.com
*Fotos: Padre Rondineli Cristino

Nenhum comentário:
Postar um comentário