Confira abaixo , os principais acontecimentos que marcaram o ano de 2011 na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Vamos relembrar os momentos marcantes de 2011 e começamos a nossa retrospectiva com a celebração da Santa Missa de Ano Novo no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
A Missa Solene foi presidida pelo então vigário paroquial, padre Álisson Sacramento, e pelo padre José Raimundo, que na época era o reitor do Santuário de Matosinhos.
Durante a celebração foi inaugurada a placa de comemoração do Jubileu Áureo de nossa Diocese, que foi instalada nas 40 paróquias, das quatro foranias da Diocese de São João del-Rei. (Imagens da Placa)
Os meses de fevereiro e março foi um período de despedidas e chegadas. Padre Álisson Sacramento, depois de pouco mais de 2 anos como vigário paroquial da Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar.
E em março foi a vez do padre José Raimundo se despedir da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, após 20 anos de serviços prestados para essa comunidade. Padre José Raimundo agora é o atual pároco da Paróquia de São José Operário.
Mas março também foi o mês da paróquia do Senhor Bom Jesus receber novos amigos. No dia 16 de março padre José Bittar e padre Rondineli Cristino assumiram respectivamente as funções de pároco e vigário paroquial do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Chegamos ao mês de abril e entre os dias 17 e 24 desse mês celebramos a Semana Santa, período em que celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Domingo de Ramos contou com a já tradicional procissão de Ramos que saiu da comunidade do Inocoop. O emocionante encontro de Jesus com sua Mãe Santíssima na via dolorosa do calvário, foi relembrado na noite da Terça-Feira Santa; a Sexta-Feira da Paixão começou com a Via Sacra da Campanha da Fraternidade, que teve início no adro do Santuário e seguiu em direção ao Bairro Bom Pastor, onde foram meditados os principais momentos da via dolorosa de Jesus até o calvário.
O momento mais emocionante do dia, aconteceu à noite quando a Paixão e morte de Jesus e o sofrimento de Maria Santíssima, foram relembrados no tocante descendimento da cruz.
Após o descendimento, teve início a procissão do Senhor Morto, que percorreu as principais ruas do Matosinhos. O esquife com a imagem de Cristo, rodeado pelos soldados romanos, a imagem de Nossa Senhora das Dores, o canto da Verônica e os figurantes ajudavam os fiéis a meditarem o triste episódio do sepultamento de Jesus Cristo.
O mês de junho contou com uma das festividades religiosas mais tradicionais de São João del-Rei e que celebra o Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que representa a luz do mundo. O Jubileu do Divino aconteceu entre os dias 2 e 12 de junho e por mais um ano atraiu milhares de fiéis até o Santuário de Matosinhos.
Nesse período missas, cavalgada e apresentações de Congado alegraram ainda mais a festa.
Mas no dia 10 de junho aconteceu uma das celebrações mais aguardadas durante o Jubileu do Divino: a Missa Inculturada, que expressa a religiosidade de um povo por meio de ritos, danças e músicas traduzindo o resgate da cultura negra.
No sábado, dia 11 de junho, aconteceu a procissão do imperador Perpétuo Santo Antônio. Em uma liteira cuidadosamente ornamentada a imagem seguiu em uma caminhada de fé que saiu da Igreja de São Francisco de Assis rumo ao Santuário de Matosinhos.
Na chegada ao Santuário foi celebrada a Santa Missa. E, logo após, a apresentação de Folias no adro do Santuário.
Após 10 dias de celebrações o Jubileu do Divino chegou ao fim no dia 12 de junho, culminando na celebração de Pentecostes, data que recorda a vinda do espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus. Neste dia maior da Festa vários grupos de congados se uniram no Santuário e no adro da Igreja para realizarem suas apresentações cheias de cores e ritmos para saudar o Divino Espírito Santo.
O dia também contou com o tradicional Cortejo do Imperial entre a Igreja de Santa Teresinha e o Santuário. A celebração da Missa Solene que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart. Nessa celebração Dom Célio entregou para o imperador eleito a coroa do Divino.
Após a Missa Solene teve início um dos momentos mais esperados da festa: a procissão do Divino que na presença dos grupos de congados, folias de reis e do novo imperador é acompanhada por milhares de fiéis.
Na chegada da procissão, a Bênção do Santíssimo Sacramento e o descendimento dos mastros encerraram mais um ano do Jubileu do Divino Espírito Santo.
Outra festa marcante do mês de junho é o Corpus Christi, uma das mais importantes datas do calendário litúrgico que simboliza a presença substancial e real de cristo na Eucaristia. Sendo um dos sete sacramentos, a eucaristia foi instituída na ultima ceia.
E para celebrar essa data, no dia 23 de junho, o Santuário de Matosinhos ficou repleto de fiéis. A missa foi presidida pelo pároco do Santuário, padre José Bittar e Concelebrada pelo vigário paroquial padre Rondinelli Cristino. (Imagens da missa)
Após a missa teve início a procissão pelas ruas do bairro. Os tapetes vivos, coloridos e com desenhos de inspiração religiosa tradicionais na celebração ornamentaram as ruas. (Imagens dos tapetes)
Duas bênçãos do santíssimo sacramento marcaram a caminhada de fé.
A terceira benção do Santíssimo Sacramento aconteceu no Santuário do Senhor Bom Jesus encerrando as solenidades do dia de Corpus Christi na Paróquia.
O mês de julho teve um colorido todo especial com o 1º Festival de Quadrilhas da Paróquia de Matosinhos que aconteceu nos dias 9 e 10 desse mês. Ao todo, nove grupos animaram a festa, que contou com a participação de pessoas de todas as idades e também com várias barraquinhas de comidas típicas.
Mas julho também foi um mês de fé com a Festa de São Cristóvão, que é realizada pela Paróquia do Senhor Bom Jesus desde o ano de 1980, sempre no último domingo de julho.
Durante o dia, várias missas reuniram no santuário milhares de fiéis que vieram pedir e agradecer inúmeras graças alcançadas.
O ponto alto das festividades foi a procissão motorizada que levou a imagem de São Cristóvão por várias ruas de São João del-Rei. Na chegada ao Santuário os padre José Bittar e Rondinelli Cristino, com a ajuda do diácono Noel abençoaram os milhares de motoqueiros, motoristas e caminhoneiros que participaram da procissão.
Agosto foi um mês de comemorações durante a Festa de São Tarcísio que aconteceu no dia 28. Nesse dia, as celebrações começaram com a Santa Missa na Igreja Santa Teresinha. Logo após, a procissão com a imagem de São Tarcísio seguiu para o Santuário de Matosinhos.
No dia 28 os Ministros Extraordinários da Eucaristia também se reuniram para comemorar os 25 anos de atuação na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Durante 11 dias vários padres de toda a Diocese e milhares de fiéis estiveram no Santuário para prestigiar o nosso padroeiro.
Novena, missas, algumas especiais, como a das crianças, a Sertaneja e a dos Enfermos foram pontos marcantes do Jubileu.
A festa que ainda contou com um passeio ciclístico que percorreu várias ruas de São João del-Rei e com um animado leilão de gado, cuja verba é destinada para obras assistências da Paróquia de Matosinhos e que só é possível graças as doações dos produtores rurais.
O Dia Maior de Bom Jesus, 14 de setembro, teve várias homenagens para o padroeiro da comunidade de Matosinhos.
A Missa Solene das 3 horas foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e contou com a participação de vários padres de São João del-Rei e de outras cidades.
Além da exaltação ao Senhor Bom Jesus, a Missa Solene também celebrava outra data especial, o aniversário de Dom Célio.
A celebração ainda contou com uma homenagem dos padres da diocese à Nossa Senhora e com a doação de 15 quadros da artista Lígia Velasco, que retratam os passos dolorosos de Jesus.
A procissão que conduziu a imagem do Senhor Bom Jesus e arrastou milhares de pessoas pelas ruas do Grande Matosinhos, marcou o encerramento do Jubileu 2011.
Várias homenagens aconteceram no percurso pelas ruas do bairro. No meio da multidão havia pessoas pagando promessas, fazendo pedidos e agradecendo as graças concedidas pelo Senhor Bom Jesus.
Na chegada ao Santuário de Matosinhos a imagem de Bom Jesus foi saudada com muitos aplausos, repique dos sinos e fogos de artifício.
No mês de outubro a paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos recebeu uma visita mais que especial: a do nosso Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart.
Entre os dias 26 e 30 de outubro, Dom Célio percorreu vários lugares do Grande Matosinhos e visitou vários espaços de nossa paróquia.
Nesses dias Dom Célio levou uma palavra de paz e esperança para crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade do Senhor Bom Jesus.
Entre os pontos marcantes podemos destacar a visita na Apac Feminina, o encontro com os jovens de nossa paróquia, a visita na Feira de Produtores Rurais e a celebração da Crisma.
A Santa Missa do dia 30 encerrou a Visita Pastoral de Dom Célio. Durante a celebração os jovens da Paróquia de Matosinhos entraram com vários cartazes e com a imagem de Nossa Senhora do Pilar padroeira de São João e de toda a Diocese.
No verso dos cartazes, os jovens guardavam uma palavra que resumia o sentimento pela visita de Dom Célio.
Após os 5 dias da Visita Pastoral, Dom Célio destacou a presença marcante da Igreja na vida dos moradores do Grande Matosinhos.
O mês de novembro foi marcado pela passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Nossa Senhora por São João del-Rei.
A chegada dos símbolos aconteceu no dia 27 de novembro no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
A celebração da Santa Missa marcou a chegada desses símbolos na diocese de São João del-Rei.
Durante o tempo que ficou na cidade foi realizado a Via Sacra com a participação de Dom Célio, além da adoração na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Devido a grande presença de fiéis que vieram adorar a cruz e o ícone de Nossa Senhora foram celebradas duas missas de Envio. Uma na segunda e outra na terça-feira.
A primeira celebração foi presidida por Dom Célio e contou com um grande coral e até com uma bateria que animou os fiéis.
Na terça-feira, Frei Jaime Eduardo, atual assessor diocesano da Pastoral da Juventude foi quem presidiu a celebração. De São João del-Rei os símbolos seguiram para a cidade de Montes Claros, no Norte de Minas.
Chegamos ao último mês de 2011. dezembro foi marcado pela celebração da Primeira Eucaristia no Santuário do Senhor Bom Jesus, que aconteceu nos dias 4 e 8.
Ao todo, cerca de 250 crianças receberam pela primeira vez o Corpo de Cristo.
4 de dezembro também comemorava um ano de sacerdócio do vigário paroquial do Santuário de Matosinhos, padre Rondineli Cristino, o qual recebeu homenagens durante a celebração.
E para encerrar dezembro a Missa do Galo, celebrada na véspera do Natal fechou com chave de ouro o ano de 2011. Milhares de fiéis lotaram o Santuário para celebrar o nascimento de Jesus.
2011 também foi um ano de inovações na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Desde que tomaram a frente do Santuário os padres José Bittar e Rondinelli Cristino implantaram algumas atividades que tem por objetivo melhorar a vida do paroquiano.
Várias mudanças e reformas foram feitas nas dependências dos prédios da paróquia, como a mudança do estúdio de rádio, da sala da Pastoral da Comunicação e da secretaria para outros locais.
Algumas obras continuam este ano, como a ampliação da Capela do Santíssimo.
Para atender melhor a comunidade foi criado um horário fixo para atendimento ao público, visitas dos padres todas as quintas-feiras nas comunidades e bênçãos das casas aos sábados.
Novas formas de captação de recursos para as obras sociais foram implantadas, como a rifa do Fiat Uno, na qual foram vendidos 10.000 bilhetes.
Ampliação das celebrações, como as missas das sextas-feiras, as celebrações semanais nas comunidades e a celebração eucarística na comunidade Menino Jesus de Praga, aos sábados. Dinamização da missa das crianças e da Semana da Família. Realização de via-sacras e missas durante o período da Quaresma. Criação da Novena de São Peregrino.
Essas são apenas algumas das novidades de 2011 e em 2012 muito mais será feito para atender não só ao paroquiano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, mas a cada pessoa que necessita da ajuda da nossa paróquia.
| 31 de Julho - Motoristas e fiéis celebram São Cristóvão com missas, tríduo e procissão motorizada. |
![]() |
| 23 de Junho - Sala de Milagres é reinaugurada |
![]() |
| 23 de Junho - Paroquianos participam das Solenidades de Corpus Christi |
![]() |
| 08 de Dezembro - Aproximadamente 250 jovens e adolescentes recebem a 1ª Eucaristía. |
| 26 de Agosto - Apostolado da Oração celebra o Coração de Jesus |
| 04 de Dezembro - Pe. Rondineli comemora 01 ano de ordenação |
| 14 de Setembro - Procissão do Senhor Bom Jesus de Matosinhos arrasta milhares de devotos pelas ruas do bairro. |
| 26 de Outubro - Inicia-se a 1ª Visita Pastoral de Dom Célio à Paróquia de Matosinhos. |
| 27 de Novembro - Fato histórico - Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora da JMJ 2013. |
| 04 de Dezembro - Paróquia de Matosinhos participa do Jubileu da Imaculada Conceição em Conceição da Barra de Minas. |
![]() |
| 19 de Abril - Fiéis relembram o encontro de Jesus com sua Mãe, na Paraliturgia do Encontro. |
![]() |
| 28 de Agosto - Coroinhas e Ministros comemoram São Tarcísio. |
![]() |
| 01 de Janeiro - Missa de Ano Novo inicia ano civil na Paróquia de Matosinhos. |
![]() |
| 15 de Março - Após 20 anos à frente da Paróquia de Matosinhos, Pe. José Raimundo, juntamente com Pe. Màrcio assumem a Paróquia de São José Operário no Tijuco. |
![]() |
| 16 de Março - Pe. Bittar e Pe. Rondineli recebem a missão de administrar a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos |
![]() |
| 05 de Novembro - 25.000 pessoas lotam o Parque de Exposição na Missa e Show Milhões de Vozes com Pe. Reginaldo Manzotti. |
![]() |
| 12 de Junho - Fé, Tradição e Cultura marcam o Jubileu do Divino Espírito Santo |
| 30 de Outubro - IAM encenam a vida de Santa Isabel da Hungria |
![]() |
| 15 de Abril - Setenário das Dores relembra as Dores de Maria Santíssima |
![]() |
| 22 de Abril - Semana Santa revive a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo |
![]() |
| 29 de Outubro - Dom Célio realiza Crisma na Paróquia de Matosinhos. |













Nenhum comentário:
Postar um comentário