sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Dom Célio para o Natal ...

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS

Estamos no mês de dezembro e o fato decisivo que celebramos como cristãos é o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo! Nossos sentimentos são de gratidão e de reconhecimento pelo amor infinito de Deus Pai para conosco, que através do seu Filho, entrou em nossa história para sempre... “Ele está no meio de nós...”, é nossa resposta, quando somos chamados em nossas celebrações pela interpelação do Presidente da Assembléia que diz: “O Senhor esteja convosco!”

Sabemos que Deus preparou a humanidade para a acolhida do seu Filho. Esta preparação se deu através da escolha de um povo, chamado o Povo de Deus. Manifestando-se em figura humana, vivendo uma realidade histórica, propondo uma virada na história da humanidade, Jesus Cristo cumpriu a vontade do Pai e nos deixou seu projeto de vida: “Que todos tenham vida, e a tenham em abundância!” (Jo 10,10). Ele não apenas falou, mas realizou este Projeto. Sua vida foi doada para o resgate da humanidade, sofrida e espoliada de sua dignidade.

Diante de tantas certezas, podemos celebrar o Natal de Jesus, cientes de que, Ele estando em nosso meio, não há mais lugar para medo, desânimo, incertezas e desesperanças em nosso coração.  Como cristãos comprometidos com o Projeto de Jesus, levamos à nossa frente sua bandeira de paz e o compromisso com a construção de uma sociedade diferente. Deparamos a cada momento com o mundo envolvido com o terror, a violência, os desequilíbrios sociais, os preconceitos, as discriminações...

Mas um Deus está no meio de nós! E Ele quer o nosso empenho, para realizarmos uma mudança nas situações que invertem seu Plano de Amor. Por isso a minha sugestão para que neste período de Natal, comecemos pelos nossos gestos ou atitudes mais simples, a semear sementes de esperança, de bondade, de atenção e acolhimento, de perdão, de amor nos corações das pessoas de nossa convivência diária.

Deparamos às vezes, em nossos ambientes familiares, com um clima de distanciamento entre as pessoas, falta de acolhimento e de harmonia, que nos dá a impressão de que ali Deus não está! Também em nossos locais de trabalho  e em nossas comunidades nem sempre se dá o respeito aos companheiros de serviço ou de caminhada, parecendo que nosso Deus anda muito longe. Mas, como cristãos, continuamos a afirmar: “Ele está no meio de nós!”

Natal é ocasião para uma grande experiência do nosso encontro pessoal com Jesus Cristo, que nos leve à uma mudança radical de comportamento e de atitudes. Esta é a insistência do Documento de Aparecida, agora também retomada nas Diretrizes Gerais da Evangelização da CNBB.

Faz-se assim necessário que não desperdicemos a graça de Deus em nós. Somos muito privilegiados e poderemos ser mensageiros da mensagem de paz e da possibilidade de um mundo novo, lutando contra as manifestações do mal. É também neste sentido que iniciaremos o novo ano de 2012, conscientes de que unidos no mesmo ideal e fundamentados na mesma esperança, o amanhã será sempre melhor!

A todos que  abrem o Site da Diocese de São João Del-Rei, com a solicitude do pastor que lhes deseja muito bem, os votos de que de fato Jesus esteja em seu coração e nos corações das pessoas que mais necessitam de sua presença de ternura e de paz: os pobres, os idosos, os enfermos, os esquecidos e marginalizados.

*D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano de São João del-Rei (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário