segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Celebração do Natal do Senhor










Com o propósito de celebrar o Nascimento de Jesus, Um acontecimento do qual o Profeta Isaías fez menção dizendo: “ Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is 7:14 ), os fiéis participaram da Missa Solene da noite santa do Natal do Senhor, no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
O escritor Lucas, doutor e Apóstolo de Jesus, faz o seguinte relato, sobre a vinda de Jesus: “Então  o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1:30-35 )
     A celebração foi presidida pelo Rvmº Padre José Bittar , Pároco e Reitor do Santuário, e concelebrada, pelo vigário paroquial, Padre Rondineli Cristino..
     Antes do início da celebração, foram bentas, a nova imagem do Menino Jesus, gentilmente doada pelo Senhor Paulo Bessa, e 12 novas âmbulas, ofertadas pela Faemam Estanhos, que serão utilizadas nas celebrações eucarísticas do Santuário.
     Pe. Bittar, neste momento, ressaltou que na parte da manhã, a Paróquia foi contemplada com 14 novos bancos, doados por paroquianos do bairro de Matosinhos.
    Durante o esperado canto do Glória, omitido durante todo o Tempo do Advento, os fiéis agitaram os folhetos, enquanto crianças do grupo Infância e Adolescência Missionária depositavam flores aos pés da imagem do Menino Jesus que foi levada até ao altar por uma família da comunidade, simbolizando o verbo Divino (palavra) " que se fez carne e habitou entre nós".
     Durante a homilia, Pe. Bittar ressaltou sobre o verdadeiro sentido do natal, segundo ele “ as vezes colocamos os presentes como centro das atenções, e nos esquecemos do verdadeiro significado da noite, que é Jesus que se faz presente em nossa vida “
    Após a missa, os membros da igreja, puderam  contemplar a imagen santa do Menino Jesus, em um presépio, isso leva o cristão ao compromisso de contemplar o rosto de Jesus, no mais próximo, especialmente nos mais necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário