segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GPJ celebra Dia Nacional da Juventude

O último dia da Visita Pastoral de Dom Célio à Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei, foi repleto de atividades, encontros, celebrações e emoções. Uma das surpresas foi preparada pelos jovens que participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2011, comemorado domingo, 30, em todo o Brasil e também na Paróquia do Bom Jesus.


Logo pela manhã, Dom Célio celebrou as Missas de 08h e 9h30, no Santuário do Bom Jesus, sendo esta última, dedicada de modo especial às crianças. Logo após, acompanhado do pároco de Matosinhos, padre José Bittar, e pelo vigário, padre Rondineli Cristino, Dom Célio visitou a Feira dos produtores rurais, almoçou e participou de reunião. Às 16h, Dom Célio compareceu a Comunidade Menino Jesus de Praga, onde celebrou Missa e conversou com mais paroquianos.


Dia Nacional da Juventude


Enquanto Dom Célio terminava sua Visita Pastoral, cerca de 200 jovens de vários grupos jovens da cidade festejavam o DNJ 2011. O evento começou às 14h, na Escola Estadual Governador Milton Campos (Polivalente), bairro de Matosinhos.


Organizado pelo grupo de jovens da própria Paróquia do Senhor Bom Jesus (Grupo Pescadores de Jovens - GPJ), o DNJ 2011 trouxe várias novidades. “Neste ano, optamos por dividir a responsabilidade da programação com outros três grupos da cidade, o Jovens Mensageiros da Paz (bairro Tijuco), o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC - Dom Bosco) e com o Ministério Jovem (RCC – SJDR)”, afirmou Marcyara Reis, integrante do Grupo Pescadores de Jovens.


Palestras como a do novo assessor diocesano da juventude, padre Frei Jaime, gincana, teatro, lanche, orações e a presença do bispo Dom Célio e do padre José Bittar animaram ainda mais a juventude que se reuniu na tarde de ontem.


Para melhor envolvimento e fixação do tema proposto “Juventude e Protagonismo Feminino”, os jovens foram divididos em quatro equipes – Nhá Chica, Virgem Maria, Santa Rita e Santa Terezinha. “Decidimos nomear as equipes com os nomes de mulheres que marcaram a vida da Igreja para que todos os jovens pudessem ter maior contato com a história de cada uma delas e, por conseqüência, homenageá-las”, revelou Júlio César, coordenador do EAC – Dom Bosco, grupo organizador da gincana.


Já o teatro preparado pelo grupo JMP, despertou a atenção dos jovens para a evolução da relação da mulher na família ao longo dos anos. A peça arrancou gargalhadas dos jovens, pois várias cenas tinham um bom toque de humor.


Ao final da tarde, após a prova final entre as equipes (produção de cartazes), os participantes do DNJ 2011 saíram pelas ruas do bairro de Matosinhos gritando “Jovens, unidos, jamais serão vencidos” e também cantando algumas músicas. Na chegada para a Missa das 19h no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, os jovens foram recebidos pela assembleia presente e também pelo Bispo Dom Célio e padres José Bittar e Rondineli Cristino.


A presença ativa da juventude em diversos momentos dessa celebração alegrou Dom Célio, em especial no momento de Ação de Graças, quando o bispo diocesano recebeu uma carinhosa surpresa preparada pelos jovens. O sorteio de brindes em frente ao Santuário, após a Missa, encerrou o DNJ 2011.


*Reportagem e fotos - Alisson Reis (Departamento Diocesano de Comunicação - DEDICOM)






Nenhum comentário:

Postar um comentário