terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Promessas para o novo ano ( Texto do seminarista Vinícius )

Promessas para o novo ano

A passagem de um ano velho para um ano novo exerce sempre um fascínio sobre as pessoas. Há rituais de despedida do ano que passou e promessas para o ano que chega. Mas, os rituais de boas vindas ao novo ano devem levar cada pessoa a aprofundar-se sobre o mistério da vida. Por isso, no início de mais um ano é necessário buscar vida renovada através de quatro caminhos.
O primeiro é a reconciliação com a própria história de vida. Sim, é uma tarefa para toda a vida, pois a história acontece dia a dia. Tal reconciliação torna-se um caminho espiritual, pois é necessário olhar para as feridas da história da vida e confiar que Deus as transformará em uma pedra preciosa. As feridas são importantes, pois mostram o que não foi bom e indicam um novo caminho a seguir. Cada um é responsável por sua história de vida. Por isso, pare de acusar a Deus ou outras pessoas por causa do que acontece na sua vida. Assuma o controle da sua história de vida e seja capaz de dizer sim a si mesmo.
Dado o primeiro passo é hora de avançar. O próximo é a reconciliação consigo mesmo. É necessário olhar para dentro e ver as atitudes, emoções, paixões das quais deve se livrar. Toda pessoa tem um lado bom e um ruim que devem ser bem administrados. Todos mostram o seu lado bom, já o ruim acaba escondido. Ora quanto mais se reprime o lado ruim mais sombra ele irá trazer para a vida, pois uma hora ele se manifesta através de agressões físicas, verbais ou outras formas desagradáveis. Por isso, a necessidade de se reconciliar com as sobras que há dentro de cada um. Pare também de se culpar ou de se desculpar. Apresente ao amor gratuito de Deus simplesmente o que você é, o que há de bom e de ruim. Abra-se ao amor de Deus!
O terceiro passo é a reconciliação com Deus. Ora sempre que a vida segue um caminho diferente do imaginado vem às acusações a Deus. Diante do fracasso, da doença, da perda de uma pessoa querida, nega-se a proteção de Deus. Em outros momentos se diz que outras pessoas são mais abençoadas. Cada pessoa cria suas “imagens” a respeito de Deus. Por isso, a reconciliação com Deus deve ser no sentido de vencer tais “imagens”. De se entregar livremente ao amor de Deus. Peça que Deus conceda a você paz interior e reconciliação. Olhe com mais cuidado a sua volta e veja quantas coisas Deus fez e faz na sua vida.
Agora é hora de dar o último passo. A reconciliação na família. As famílias também precisam de rituais de reconciliação, para que possam superar as mágoas causadas no dia a dia. Se as famílias se comprometem a vencer as feridas, que muitas vezes nem são bem percebidas, impedem que elas fiquem armazenadas no coração e seja motivo de revide. Muitas famílias fazem festa para celebrar a chegada de um ano novo, mas continuam tendo irmãos, tios, primos brigados uns com os outros. Ora as famílias também devem se renovar, procurar caminhos para superar as crises, as palavras ditas sem pensar, pois é na união que as famílias ganham força. É necessário pedir a Deus que o diálogo maduro sempre faça parte das famílias, pois através dele acontece a reconciliação na família.
Tais reconciliações devem ser as verdadeiras promessas para o ano novo que já se vive. Pois, se cada um buscar uma vida nova através das reconciliações, será capaz de viver com intensidade o maior mandamento, ou seja, o amor a Deus e ao próximo. Liberte-se das feridas e jogue-se na fonte inesgotável do amor de Deus!

Seminarista Vinícius I Campos
2º ano de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário