A Missa foi presidida pelo pároco Antônio Ricardo e concelebrada pelo padre Pedro Wierman (pároco de São Sebastião/ Santa Cruz de Minas), padre Hilton de Paula (pároco do Senhor Bom Jesus do Monte), padre Pedro Teixeira, padre José Raimundo (pároco do Senhor Bom Jesus de Matosinhos), padre Jaime Teixeira e Padre Marcos dos Prazeres (padres de São João Bosco).
Em sua homilia, padre Pedro Wierman destacou o papel dos cristãos, como missionários. Falou da importância de leigos e leigas se engajarem “na luta por uma igreja viva, atuante e presente.” “Nós recebemos o clarão do Cristo ressuscitado pelo poder do Espírito Santo, para que possamos brilhar na alegria da fé, na alegria do amor, na alegria do compromisso cristão porque Cristo disse ‘Eu sou a luz mas vós também sóis a luz’” , ressaltou. Padre Pedro Wierman falou também sobre a celebração do Sagrado Coração de Jesus e do ano sacerdotal: “Nesse dia do Sagrado Coração de Jesus a igreja recorda o ministério do sacerdote. Jesus nos mostrou que ninguém tem mais amor que aquele que é capaz de dar a vida pelo povo. Dedicamos este dia à Ele e também ao Papa Bento XVI, aquele que diante de Jesus exerce a vida ideal à eucaristia.”
Padre Antônio Ricardo falou sobre o amor de Deus pelos homens. Afirmou que Deus é amor, e “se Ele nos criou em sua imagem e semelhança, também fomos criados para amar”. “Devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”, detacou.
A celebração foi encerrada com a oração do jubileu áureo da Diocese de São João del-Rei e Oração de encerramento do Ano Sacerdotal.
Maria Auxiliadora, paroquiana de São João Bosco falou sobre a importância em se celebrar o Sagrado Coração de Jesus: “O Sagrado Coração de Jesus é uma fornalha de fogo ardente de amor por nós. Então é uma honra celebra-lo para que possamos buscar esse amor que ele tanto nos dá.”. Já Lurdes Marizia de Paiva, destacou a presença dos padres de outras paróquias na celebração: “ Eu achei a missa maravilhosa, principalmente por essa união das outras igrejas que hoje aqui marcaram presença. Isso poderia acontecer mais vezes. Além disso, é grandioso celebrar o Sagrado Coração de Jesus. São muitas as bênçãos que recebemos e hoje é dia de agradecermos à Ele.”
Segundo padre Antônio Ricardo, um dos objetivos do Ano Sacerdotal é chamar atenção para a importância do sacerdócio na Igreja. “Acredito que esta iniciativa da igreja em celebrar o ano sacerdotal vai servir também como motivação para os jovens, para que muitos sintam-se chamados por Deus para estar a Seu serviço como sacerdote”. Falou também sobre O Santo Cura D’ars, lembrado ao longo do ano sacerdotal pelos 150 anos de sua morte. “Santo Cura D’ars foi um pároco exemplar e o ano sacerdotal nos permitiu conhecer mais sobre seu pastoreio, sua espiritualidade e seu trabalho missionário”. Padre Antônio Ricardo destacou ainda o importante momento vivido pela diocese de São João del-Rei. Um momento que segundo ele deve ser de agradecimento à Deus pela dedicação pastor Dom Waldemar e pela chegada do novo bispo. “A diocese com o coração alegre agradece a chegada de Dom Célio de Oliveira Goulart”, concluiu.
Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário